ARTIGOS GERAIS SANFELIZ

DIA DO SOLDADO

DIA DO SOLDADO

 

É no dia 25 dos meses agosto que paramos para reverenciar o soldado brasileiro. Uma homenagem justa, pelo que representam. Disso todos entendemos.
A data é uma alusão aquele que se tornou um herói em sua missão. Duque de Caxias, o Luís Alves de Lima e Silva, o Pacificador, o Duque de Ferro, nasceu em 25-08-1803 e faleceu em 07 de maio 1880. Militar por vocação, político por índole, de ideais monarquista. Teve uma vida ativa durante todo o período dos reinados. Viu a independência do Brasil, passou pelas regências inclusive. Protagonista, hábil que fora, atuou nas revoluções Balaiada (Maranhão 1838-1841), Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul 1835 – 845), na Guerra do Prata na Guerra do Paraguai. Seu legado sofreu alguma ofuscação devido ao Marques do Herval, Manoel Luís Osório, a quem alguns quiseram dar maior relevo, forçando uma comparação inócua. Mas desde a década de 1920, seu brilho reacendeu, tanto que o Ministério da Guerra [Exército], em 1925, propôs a data de 25 de agosto para celebração anual do “Dia do Soldado”. Disso tudo já sabemos.
Sobre os festejos do Dia do Soldado, hoje parece não ter o mesmo fulgor que o observado nos segundo e terceiro e quartel do Século XX. As crianças tinham um dia festivo em seus colégios, referenciando a data. O desfile militar nesse dia levava multidões, tanto quanto na Semana da Pátria. Talvez, o efeito da ditadura de 1964, seja a causa desse arrefecimento. Dizem que o sangue latino dos brasileiros é capaz de cultivar mágoas em detrimento a valores maiores, como justas seria o de relembrar o significado de nossos heróis.
A propósito da data de 25 de agosto de 2017, cabe aqui uma lembrança dos componentes da genealogia CdaF que também se destacaram na vida de caserna.

 

FILHOS DE JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA

Dos três filhos homens nascidos dos genearcas dos Carneiro da Fontoura do Rio Grande do Sul, todos foram militar e das filhas todas casaram militares.

José Carneiro da Fontoura – Capitão de Dragões, foi comandante do Forte Maria-Jesus-José de Rio Pardo (Grupo 2).

João Carneiro da Fontoura – Capitão de Dragões, sediado em São José do Norte (Grupo 3).

Alexandre de Souza Pereira da Fontoura – Coronel de Dragões, sediado em Bagé (Grupo 10).

 

OS MENNA BARRETO, UMA CLÃ DE SOLDADOS

Escreveu João de Deus Noronha Menna Barreto, autor de “Os Menna Barreto – Seis Gerações de Soldados”, uma das obra de referência da Genealogia CdaF, assim nada mais justo é do que reverenciar alguns desses componentes.

– João de Deus Menna Barreto – Marechal, ele e sua esposa Ritta Bernarda Cortez de Figueiredo Menna, são considerados o tronco dos Menna Barreto, tidos como uma progênie de soldados, tantos o foram seus descendentes. Entre seus netos citam-se: Tristão Barreto Pereira Pinto – Major (1.9.6); Gaspar Francisco Menna Barreto – Mar. (1.14.1); João Propício de Figueiredo Menna Barreto – Mar. (1.14.2); José Luiz Menna Barreto – Cel. (1.14.6); João Manoel Menna Barreto– Gen.-Brigº. (1.14.18).

Sebastião Barreto Pereira Pinto – Marechal de Campo. Comendador Imperial da Ordem Militar de São Bento d’Avis, Dignitário da Imperial Ordem Militar do Cruzeiro, foi Presidente da Província de Minas Gerais em 1840. Participou nas campanhas Cisplatinas de 1811 e 1812, 1816 a 1820 e ainda 1825 a 1828, sob o comando do General Visconde de Laguna.
Atuou também com distinção na conquista definitiva dos 7 Povos das Missões, em 1801, e na Revolução Farroupilha.

 

COMPONENTES AFINS

Francisco Barreto Pereira Pinto – Coronel Dragões, atou em Rio Grande, Viamão e Rio Pardo, casou com Francisca Velloza da Fontoura, primeira filha de JCF.

Antônio Simões Pires – Sargento Mor, residiu em Palmas (Bagé) dando origem à família Simões Pires em três grandes núcleos: Bagé, São Sepé e Dom Pedrito; foi casado com Maria do Carmo Violante de Queiros Vasconcellos, bisneta de JCF.

Miguel Pedrozo Leite – Sargento Mor, casou com Inocência Maria Pereira Pinto, neta de JCF. Residiu em Triunfo- RS.

Francisco José Cardozo Júnior – Marechal, residiu no Rio de Janeiro, tetraneto de JCF.

Sebastião José de Oliveira – Capitão de Dragões, casou com Helena Máxima Pereira Pinto (Sobrinha), bisneta de JCF, depois de viuvar de Ignácia Maria Velloza da Fontoura.

Joaquim Felix da Fonseca Manso – Brigadeiro, casado (em primeiro matrimônio) com Francisca Joaquina Pereira Pinto (primeiro matrimônio), bisneta de JCF.

Manoel José Xavier Palmeirim – Brigadeiro, casado com Joaquina Francisca Pereira Pinto (segundo matrimônio desta), bisneta de JCF.

Jacinto José de Castro – Sargento Mor, casou com Brígida Alexandrina Pereira Pinto, bisneta de JCF, residiram em Porto Alegre e São Paulo.

José Saldanha – Coronel de Engenheiros, com destacada participação na demarcação de limites 1777, Tratado de Santo Ildefonso, casado com Anna Regina Tomásia, neta de JCF.

Pedro Augusto Nolasco Pereira da Cunha – Ten.-cel. Casado com Joaquina Fausta Carneiro da Fontoura, neta de JCF.

João José Palmeiro – Cel. Casado com Maria Josefa da Fontoura, dando origem a família Palmeiro.

Manoel Luiz Pereira Da Cunha – Alm. Casado com Mariana Carolina da Fontoura Palmeiro (2º Mat. Desta), neta de JCF.

Salvador José de Siqueira Rondon – Cap. Drag. Casado com Maria Ignácia Carneiro da Fontoura, quarta filha de JCF, casal sem descendência.

Antônio Adolpho Charão – Alferes. Casado com Joanna Velloza da Fontoura, quinta filha de JCF, origem dos Charão.

Hilário Pereira Fortes – Cel. Casado com Francisca Fausta da Fontoura, trineta de JCF.

Albano Bueno de Oliveira Parrot – Tenente, casado com Cândida Adolpho da Fontoura – Parrot, bisneta de JCF.

Francisco Pinto de Souza – Cap. Drag. Casado com Angélica Velloza da Fontoura, sexta filha de JCF, residentes no Rio Pardo.

Manoel Francisco de Azambuja – Cap. Casado com Francisca Angélica Velloza da Fontoura, neta de JCF. Residentes em Taquari e Santo Amaro.

José de Bittancourt Cidade – Cap. Casado com Angélica da Fontoura Azambuja, bisneta de JCF, residentes em Triunfo e Porto Alegre.

Francisco de Borja de Almeida Corte Real – Cap. Casado com Maria Angélica da Fontoura (1º Mat. desta), bisneta de JCF, ele morto na Batalha do Catalão (1817), onde as forças luso-brasileiras entraram em luta com José Gervásio Artigas, líder da independência do Uruguai.

José dos Santos Viegas – Tenente-coronel. Casado com Anna Angélica Pinto da Fontoura, bisneta de JCF.

José Anchieta Furtado de Mendonça – Ten.-cel. Casado com Maria Cândida da Fontoura, neta de JCF, residentes em Rio Pardo, Porto Alegre, Cachoeira do Sul.

Joaquim Severo Fialho de Mendonça – Sarg.-Mor. Casado com Brígida Joaquina da Fontoura – Mendonça, bisneta de JCF, residentes em Cachoeira do Sul.

João Barboza da Silva Gusmão – Tenente. Casado com Ignácia Maria Velloza da Fontoura (1º Mat. desta), sétima filha de JCF, residentes em Rio Pardo.

Sebastião José de Oliveira – Ajudante Dragões. Casado com Ignácia Maria Velloza da Fontoura (2º Mat. desta), sétima filha de JCF, residentes em Rio Pardo. (Ele depois casa com Helena Máxima Pereira Pinto – Sobrinha).

Joaquim José de Córdova – Tenente. Casado com Mathildes Cândida da Fontoura, neta de JCF, residentes em Rio Pardo.

João Antônio de Moraes – Sarg.-mor. Casado com Jeronyma Velloza Da Fontoura (2º Mat desta), residentes em Rio Pardo.

José Gomes Portinho – Brigadeiro. Casado com Benta – Gomes – da Fontoura, bisneta de JCF.

Antônio Mendes de Oliveira – Tenente. Casado com Benta Velloza (de Moraes) Da Fontoura (1º Mat desta), neta de JCF, residentes em Encruzilhada do Sul.

João Batista de Agon [Agan] – Alferes. Casado com Maria Thereza Velloza da Fontoura, nona filha de JCF, residentes em Rio Pardo.

José Antônio da Silveira Cazado – Coronel. Casado com Maria Eulália Velloza da Fontoura, neta de JCF, residentes em Porto Alegre, dando origem aos Casado no Rio Grande do Sul.

José Francisco Dos Sanctos Sam Payo – Sarg.-mor. Casado com Constança Alexandrina Carneiro da Fontoura, neta de JCF, residentes em Porto Alegre.

Manoel Augusto Bacellar – Alferes. Casado com Maria Aldina (Carneiro) da Fontoura – Bacellar, bisneta de JCF, residentes em Porto Alegre.

 

SOLDADOS NOS TEMPOS DA COLÔNIA E IMPÉRIO

Francisco Barreto Pereira Pinto Filho – Tenente Coronel (Rio Pardo e Porto Alegre).

João Gualberto da Fontoura – Tenente. Rio Pardo.

Pedro José Carneiro da Fontoura – Tenente. Residiu em Bagé, responsável por numerosa prole estabelecida nos campos de Ponche Verde, dando origem ao município de Dom Pedrito.

Pedro Vicente Carneiro da Fontoura – Tenente. Residiu em Dom Pedrito.

Manoel Moreira Carneiro da Fontoura – Capitão. Casou com Percilliana de Araújo Moreira, residiu em Livramento.

Alencastro Carneiro da Fontoura – Major. Residiu em Alegre e Rio de Janeiro, sendo Deputado Constituinte.

Abel (Antônio) Galvão da Fontoura – Gen. Divisão, residiu no Rio de Janeiro tetraneto de JCF.

Pedro Nolasco da Fontoura Pereira da Cunha – Ten-cel. Residiu em Porto Alegre.

José Nolasco da Fontoura Pereira da Cunha– Almirante. Residiu em Jaguarão.

Antônio Adolpho Charão – Sargento Mor. Neto de JCF. Residiu em Rio Pardo

Francisco Adolpho da Fontoura – Major. Tetraneto de JCF, residiu em Quarai.

Antônio Adolpho da Fontoura – Chananeco – Major. Bisneto de JCF, residiu em São Sepé.

Manoel Adolpho Charão – Furriel, neto de JCF, residiu em Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul.

Manoel Adolpho da Fontoura Charão -Ten.-Cel. Bisneto de JCF, residiu em Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul.

Antônio Pinto (de Souza) – Da Fontoura – Brigadeiro, neto de JCF, residentes em Rio Pardo.

José Pinto (de Souza) – da Fontoura – Sarg.-mor, neto de JCF, residiu em Rio Pardo.

Patrício Xavier de Azambuja -Cap. Ordenanças, bisneto de JCF, residentes em Santo Amaro.

Afonso José Almeida Corte Real Neto – Cel. Falecido na Revolução Farroupilha (1836), Batalha do Canapé.

Sebastião Pinto da Fontoura – Capitão. Bisneto de JCF, residiu em Porto Alegre.

Pedro José Corrêa Câmara – Tenente. Bisneto de JCF, residiu em Rio Pardo e Porto Alegre.

Antônio Manoel Corrêa da Câmara – Sarg.-mor. Bisneto de JCF,

Bento José Corrêa Câmara – Tente General. Bisneto de JCF, residiu em Rio Pardo.

João Anchieta da Fontoura – Cel. Bisneto de JCF, residiu em Cachoeira do Sul, casado com Clara Augusta (de Figueiredo) Neves – da Fontoura, dando origem aos Neves da Fontoura.

Isidoro Neves da Fontoura – Cel. Trineto de JCF, que casado com Adalgysa Franco de Godoy são os pais de João Neves da Fontoura.

Graciliano Porto da Fontoura – Coronel Engenheiro. Tetraneto de JCF, residente me Cachoeira do Sul.

Manoel Carneiro da Silva e Fontoura – Marechal.

Nicolao Ignácio Carneiro da Fontoura Filho – Cap. Médico. Trineto de JCF, residentes em São Gabriel, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Lino Carneiro da Fontoura – General. Trineto de JCF, residiu em Porto Alegre, onde foi um dos fundadores da Escola de Engenharia.

Lino Carneiro da Fontoura Filho – General. Tetraneto de JCF, residiu em Porto Alegre.

Francisco Carneiro da Silva e Fontoura – Alferes. Neto de JCF, residiu em Rio Pardo, Caçapava do Sul e Bagé; em seu 3º matrimônio faz elo com os Freire ao casar com Bernardina Freire (Andrade) – Da Fontoura.

João Olavo (Barbosa) Carneiro da Fontoura – Cap. Trineto de JCF, residiu em Lavras do Sul.

Sebastião Dalísio (Barbosa) Carneiro da Fontoura –Capitão. Trineto de JCF, residiu em Lavras do Sul.

João Barboza Carneiro Da Fontoura – Capitão. Bisneto de JCF, residiu em Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul.

Antônio Bento da Fontoura – Capitão. Trineto de JCF, residiu em Santa Maria.

João Peixoto da Fontoura – Coronel. Bisneto de JCF, residiu em Encruzilhada do Sul.

Juvêncio Peixoto da Fontoura -Ten-Cel. Trineto de JCF, residiu em Encruzilhada do Sul.

Manoel Batista da Fontoura – Cabo Dragões. Neto de JCF.

Bebiano José Carneiro da Fontoura – Coronel. Bisneto de JCF, residiu em Rio Pardo e Porto Alegre.

Manoel Bebiano Carneiro da Fontoura Palmeiro – General. Trineto de JCF, residiu em Porto Alegre.

Antônio Viriato Carneiro da Fontoura – Aj. Ordenanças. Neto de JCF, residiu em Santo Amaro.

Domingos Alves Barreto Leite – General. Trineto de JCF, que casou com Francisca Leopoldina da Fontoura Barreto, bisneta de JCF, residentes em Porto Alegre.

Manoel Bento da Fontoura Cazado – Major. Bisneto de JCF, residiu em Porto Alegre, antes, porém, em várias localidades do interior.

 

SOLDADOS POR CONTINGÊNCIA

Muito foram os militares, os homens que ganharam notoriedade como “coronéis”, cuja função precípua era a atividade econômica, os estancieiros, notadamente. É que por seu grande grupo de agregados facilmente arregimentavam uma considerável força de “soldados” destemidos engajados a uma causa.

Outros ainda, não podem ser esquecidos. É que, desde 1908, todo o brasileiro passou a exercer o serviço militar compulsoriamente. De início, ao chegar aos 18 anos de idade, tinham seus nomes sorteados para servir ao Exército e só não eram engajados aqueles com alguma deficiência física ou arrimo de família. Época em que era até um requisito para ingressar numa atividade laboral (os outros requisitos era ter datilografia e o curso ginasial completos). Nesse tempo o jovem propugnava por sua independência econômica o quanto antes, enquanto hoje ele mais quer é ter segurança primeiro. Assim todo o brasileiro foi um soldado por contingência.

Vasco Antônio da Fontoura Chananeco, coronel honorário da Guerra do Paraguai, homem que prontamente renunciou suas as lidas campesinas para, por consciência cívica, lutar pela Pátria.

 

Ao se escolher nomes entre um universo tão grande, corre-se o risco de se omitir alguns deles, inclusive alguns de notável importância. Bem, mas isso será pouco relevante se ficar entendido que a homenagem é relativa ao objeto, no caso, o soldado. Os mencionados são apenas um exemplo. Mas se isso for considerado importante, não hesitaremos em refazer a lista, apontando nomes esquecidos.

A grande maioria dos citados engajaram-se a vida militar durante o Brasil Colônia e Império. Mais recentemente, após o Exército se reorganizar, os nomes ficam mais raros. Em parte, porque, numa sociedade elitizada, outras profissões ganham em importância, em detrimento aos segmentos da nobreza e militar até então mais pleiteados.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!